"Adaptação é uma característica que aumenta as suas chances de sobrevivência e de reprodução em determinado ambiente."
Adaptação, segundo Daniel Wood.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Adaptação #27: A Toupeira Européia

Animal: Toupeira Européia (Talpa europaea)
Onde é encontrado? Nas Américas, no Japão, Ásia e norte da Índia. Ela vive em túneis.

Adaptação: Você sabe quando as toupeiras européias estão próximas porque elas deixam montes de terra no chão. As toupeiras passam a maior parte de suas vidas debaixo da terra, comendo minhocas larvas formigas e lesmas.
Hábitos Alimentares: A toupeira come minhocas, larvas, formigas e lesmas.
Tempo de Vida: De 3 a 6 anos.
 
 A toupeira européia cava buracos na terra para se proteger dos predadores e para encontrar alimento, como minhocas, larvas, etc... Os olhos delas são pequenos. Ela tem pernas traseiras curtas e as pernas da frente grandes e fortes. Há membranas entre os dedos das patas dianteiras que tem garras grandes e agudas. A toupeira pode ter até 17cm. O corpo dela é adaptado para viver debaixo da terra e construir túneis. O macho e as fêmeas cavam túneis juntos na época do acasalamento. Cada ninhada pode ter de 1 a 3 filhotes por ano.
Os principais predadores da toupeira são: Vacas, raposas, arminho, águia de asa redonda, aluco, garças, cães e gatos domésticos.  
 
 
Por Isabella, Theo, Luan, Ana Alice e Maria, do 2ºAno A
Fonte: Saúde Animal 
Site Italservizi

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Adaptação #26: Esconde-esconde

Animal: Louva-a-deus (Mantis religiosa)
Onde é encontrado? O louva-a-deus pode ser encontrado no mundo inteiro.

Adaptação: Muitos insetos sabem se esconder. O corpo do louva-a-deus tem a forma e a cor de uma folha. Eles são difíceis de serem encontrados pois se parecem com os ramos de uma planta. O louva-a-deus se camufla para se proteger dos predadores. O louva-a-deus se alimenta de outros insetos, como os mosquitos. A sua visão é muito boa e é usada para caçar esse insetos. Existem mais de 2000 espécies de louva-a-deus. Ele são benvindos nas plantações porque matam os insetos que se alimentam de plantas. As patas traseiras do louva-a-deus são muito forte e ágeis e são usadas para andar, pular e voar.
 
Por Ricardo, do 2ºAno A
Livro: "É Hora de Aprender: Animais Selvagens" Ciranda Cultural

Adaptação #25: Parece, mas não é

Animal: Bicho-Pau (Phibalosoma phyllinum)
Onde é encontrado? Florestas tropicais, entre as folhagens.

Hábitos Alimentares: Herbívoro
Adaptação: O bicho-pau possui uma das adaptações mais fascinantes do reino animal, a camuflagem.  Pode passar horas paralisado em um galho da árvore sem que seja notado.
O bicho-pau é um inseto totalmente inofensivo e de movimentos lentos e usa esta estratégia para se defender de predadores, principalmente de aves. Alêm de sua camuflagem, algumas espécies de bicho-pau ainda eliminam um fluído leitoso e repugnante para se defender enquanto outras tem o poder de regenerar membros perdidos.

Por Daniel, do 2ºAno A

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Adaptação #24: Lobo Guará


Animal: Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus)
Onde é encontrado? O Lobo Guará é encontrado no cerrado, na América do Sul.
Hábitos Alimentares: Ovíparo
Tempo de Vida: 13 anos.
Adaptação: Sua aparência o faz notavelmente adaptado ao cerrado. Sua cor confunde-se com os campos de gramíneas. As pernas longas permitem-no ver acima da vegetação e muito longe, assim como suas orelhas grandes podem indentificar com precisão a direção dos sons de uma presa.
 
 
Por Lorena e Simone, do 2ºAno A
Fonte: Site do Zoológico de São Paulo
 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Adaptação #23: Dorminhoco Marrom

Animal: Urso-Pardo (Ursus arctus)
Onde é encontrado? Europa, Ásia e América do Norte.

Adaptação: Os ursos-pardos, como outras espécies, dormem principalmente em climas mais frios. Para tal, escavam tocas na terra quando o inverno se aproxima, e ficam aí até o raiar da primavera.
 
No entanto, na Península Ibérica, quando eles dormem não é por muito tempo, é mais um estado da latência permanente. E, se por algum motivo fosse necessário, saem  desse estado para proteger a si ou os filhotes.
O urso pardo alimenta-se de carne, peixes, frutas e tem um gosto especial por mel! Um urso pardo pode medir cerca de 2,50m, pesar 300 Kg e viver 50 anos.

Por Leonardo, do 2ºAno A
 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Adaptação #22: A Febre


Animal: Lacraia (Scolopendra gigantea)
Onde é encontrado? As lacraias estão distribuídas por todo o mundo, em regiões temperadas e tropicais. Em locais úmidos e sem luz solar.

Adaptação: A lacraia tem o corpo adaptado para penetrar em frestas.
A lacraia se alimenta de insetos, lagartixas, camundongos e filhotes de pássaros. A lacraia é venenosa. Seu veneno pode causar dores, calafrios, febre, inchaço local e etc..., mas o veneno é pouco tóxico para o homem. As lacraias são também conhecidas como centopéias. Caçam de noite e se escondem de dia, podem medir até 23 cm de comprimento.Tem o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontudas. Em sua cabeça estão 2 antenas e olhos, embaixo da cabeça ficão os ferrões venenosos que funcionam como pinça.

Por Matheus, do 2ºAno A

Adaptação #21: Veneno Mortal

Animal: Cascavel (Crotalus durissus)
Onde é encontrado? América do Norte, América Central, América do Sul, do México até a  Argentina.

Adaptação: Quando a cascavel nasce, ela tem somente dois anéis encaixados. Conforme ela troca de pele, nascem mais anéis, um a um. Ela usa o chocalho para avisar o animais de grande porte que ela está perto e não quer ser encomodada.
 
A cascavel é a prima americana da víbora. A cascavel é venenosa porém ataca somente roedores, aves e rãs, mas seu veneno pode ser mortal para o homem e seus hábitos são noturnos.A cascavel pode atingir 1,5m de comprimento e viver até 20 anos. Ela também não está ameaçada de extinção.
  
Por Matheus, do 2ºAno A
Fonte: Wikipédia