"Adaptação é uma característica que aumenta as suas chances de sobrevivência e de reprodução em determinado ambiente."
Adaptação, segundo Daniel Wood.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Adaptação #29: O Cavalo Marinho

Animal: Cavalo Marinho (Hippocampus guttulatus)
Onde é encontrado? Vivem em águas temperadas e tropicais. Sua distribuição inclui o Atlântico, o Mar Morto e o Mediterrâneo.

Hábitos Alimentares: O cavalo marinho se alimenta de pequenos moluscos. 
Adaptação: Assim como o camaleão, o cavalo marinho muda de cor para se proteger. Os olhos dele se movem independentemente, melhorando a visão.


O cavalo marinho possui um cabeça alongada com filamentos que lembrar a crina de um cavalo, por isso que ele é chamado de cavalo marinho. Eles vivem nas águas dos mares focalizados em regiões de clima temperado e tropical. Os maiores cavalos marinhos medem, em média, 15 cm. A reprodução acontece na primavera. A fêmea bota os ovos mas é o macho que carrega, durante 2 meses até os ovos chocarem. Ele carrega numa bolsa localizada na cauda do macho.


Por Valentina, Mariana e Lara, do 2ºAnoB

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Adaptação #28: Vida no Gelo

Animal: Urso Polar (Thalarctos maritimos)
Onde é encontrado? No circulo polar ártico.

Hábitos Alimentares: O urso polar se alimenta principalmente de focas.
Tempo de Vida: Ele tem um tempo de vida médio de 30 anos.
 
O enorme urso polar é um dos maiores carnívoros terrestres. Ele tem pêlos grossos e brancos que o protegem do frio e o camuflam na neve. Essa adaptação é boa tanto para se proteger quanto para caçar. Os filhotes nascem durante o inverno em seguras cavernas de gelo. 
Ele se alimentam principalmente de focas. Ele pode chegar a 2,5 m de comprimento e pesar 800Kg. Ele tem um tempo de vida médio de 30 anos; 
 
Por Lara, do 2ºAno B
Fonte: Livro "Mamíferos" 
Editora Girassol

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Adaptação #27: A Toupeira Européia

Animal: Toupeira Européia (Talpa europaea)
Onde é encontrado? Nas Américas, no Japão, Ásia e norte da Índia. Ela vive em túneis.

Adaptação: Você sabe quando as toupeiras européias estão próximas porque elas deixam montes de terra no chão. As toupeiras passam a maior parte de suas vidas debaixo da terra, comendo minhocas larvas formigas e lesmas.
Hábitos Alimentares: A toupeira come minhocas, larvas, formigas e lesmas.
Tempo de Vida: De 3 a 6 anos.
 
 A toupeira européia cava buracos na terra para se proteger dos predadores e para encontrar alimento, como minhocas, larvas, etc... Os olhos delas são pequenos. Ela tem pernas traseiras curtas e as pernas da frente grandes e fortes. Há membranas entre os dedos das patas dianteiras que tem garras grandes e agudas. A toupeira pode ter até 17cm. O corpo dela é adaptado para viver debaixo da terra e construir túneis. O macho e as fêmeas cavam túneis juntos na época do acasalamento. Cada ninhada pode ter de 1 a 3 filhotes por ano.
Os principais predadores da toupeira são: Vacas, raposas, arminho, águia de asa redonda, aluco, garças, cães e gatos domésticos.  
 
 
Por Isabella, Theo, Luan, Ana Alice e Maria, do 2ºAno A
Fonte: Saúde Animal 
Site Italservizi

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Adaptação #26: Esconde-esconde

Animal: Louva-a-deus (Mantis religiosa)
Onde é encontrado? O louva-a-deus pode ser encontrado no mundo inteiro.

Adaptação: Muitos insetos sabem se esconder. O corpo do louva-a-deus tem a forma e a cor de uma folha. Eles são difíceis de serem encontrados pois se parecem com os ramos de uma planta. O louva-a-deus se camufla para se proteger dos predadores. O louva-a-deus se alimenta de outros insetos, como os mosquitos. A sua visão é muito boa e é usada para caçar esse insetos. Existem mais de 2000 espécies de louva-a-deus. Ele são benvindos nas plantações porque matam os insetos que se alimentam de plantas. As patas traseiras do louva-a-deus são muito forte e ágeis e são usadas para andar, pular e voar.
 
Por Ricardo, do 2ºAno A
Livro: "É Hora de Aprender: Animais Selvagens" Ciranda Cultural

Adaptação #25: Parece, mas não é

Animal: Bicho-Pau (Phibalosoma phyllinum)
Onde é encontrado? Florestas tropicais, entre as folhagens.

Hábitos Alimentares: Herbívoro
Adaptação: O bicho-pau possui uma das adaptações mais fascinantes do reino animal, a camuflagem.  Pode passar horas paralisado em um galho da árvore sem que seja notado.
O bicho-pau é um inseto totalmente inofensivo e de movimentos lentos e usa esta estratégia para se defender de predadores, principalmente de aves. Alêm de sua camuflagem, algumas espécies de bicho-pau ainda eliminam um fluído leitoso e repugnante para se defender enquanto outras tem o poder de regenerar membros perdidos.

Por Daniel, do 2ºAno A

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Adaptação #24: Lobo Guará


Animal: Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus)
Onde é encontrado? O Lobo Guará é encontrado no cerrado, na América do Sul.
Hábitos Alimentares: Ovíparo
Tempo de Vida: 13 anos.
Adaptação: Sua aparência o faz notavelmente adaptado ao cerrado. Sua cor confunde-se com os campos de gramíneas. As pernas longas permitem-no ver acima da vegetação e muito longe, assim como suas orelhas grandes podem indentificar com precisão a direção dos sons de uma presa.
 
 
Por Lorena e Simone, do 2ºAno A
Fonte: Site do Zoológico de São Paulo
 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Adaptação #23: Dorminhoco Marrom

Animal: Urso-Pardo (Ursus arctus)
Onde é encontrado? Europa, Ásia e América do Norte.

Adaptação: Os ursos-pardos, como outras espécies, dormem principalmente em climas mais frios. Para tal, escavam tocas na terra quando o inverno se aproxima, e ficam aí até o raiar da primavera.
 
No entanto, na Península Ibérica, quando eles dormem não é por muito tempo, é mais um estado da latência permanente. E, se por algum motivo fosse necessário, saem  desse estado para proteger a si ou os filhotes.
O urso pardo alimenta-se de carne, peixes, frutas e tem um gosto especial por mel! Um urso pardo pode medir cerca de 2,50m, pesar 300 Kg e viver 50 anos.

Por Leonardo, do 2ºAno A
 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Adaptação #22: A Febre


Animal: Lacraia (Scolopendra gigantea)
Onde é encontrado? As lacraias estão distribuídas por todo o mundo, em regiões temperadas e tropicais. Em locais úmidos e sem luz solar.

Adaptação: A lacraia tem o corpo adaptado para penetrar em frestas.
A lacraia se alimenta de insetos, lagartixas, camundongos e filhotes de pássaros. A lacraia é venenosa. Seu veneno pode causar dores, calafrios, febre, inchaço local e etc..., mas o veneno é pouco tóxico para o homem. As lacraias são também conhecidas como centopéias. Caçam de noite e se escondem de dia, podem medir até 23 cm de comprimento.Tem o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontudas. Em sua cabeça estão 2 antenas e olhos, embaixo da cabeça ficão os ferrões venenosos que funcionam como pinça.

Por Matheus, do 2ºAno A

Adaptação #21: Veneno Mortal

Animal: Cascavel (Crotalus durissus)
Onde é encontrado? América do Norte, América Central, América do Sul, do México até a  Argentina.

Adaptação: Quando a cascavel nasce, ela tem somente dois anéis encaixados. Conforme ela troca de pele, nascem mais anéis, um a um. Ela usa o chocalho para avisar o animais de grande porte que ela está perto e não quer ser encomodada.
 
A cascavel é a prima americana da víbora. A cascavel é venenosa porém ataca somente roedores, aves e rãs, mas seu veneno pode ser mortal para o homem e seus hábitos são noturnos.A cascavel pode atingir 1,5m de comprimento e viver até 20 anos. Ela também não está ameaçada de extinção.
  
Por Matheus, do 2ºAno A
Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Adaptação #20: O Tubarão Branco

Animal: Tubarão Branco (Carcharodon carcarias)
Onde é encontrado? Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos desde que tenha populações adequadas de suas presas.

Adaptação: Apesar do nome, o tubarão branco não é inteiro branco. Ele é branco na parte de baixo e preto ou cinza na parte de cima. Isto é uma adaptação de camuflagem. Quando o tubarão passa por cima da presa na água profunda, a parte de baixo dele se confunde com a luz do sol que bate na água. Quando o tubarão passa por baixo, a presa confunde o tubarão com o fundo do mar.
O tubarão branco pode ter até 7,5 metros de comprimento e pesar 2,5 toneladas. Esta espécie é a única que sobrevive na atualidade.
 

Por Matheus e Luca, do 2ºAno B
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Adaptação #19: Jibóia Constritora

Animal: Jibóia (Boa constrictor)
Onde é encontrado? Ela é encontrada na América do Sul e América Central

Adaptação:  A jibóia mata sua presa sufocada por constrição. Constrição, neste caso, significa apertar a presa até quebrar os ossos, deixando ela mole. Com os ossos quebrados, a presa não consegue se defender. Depois de quebrar os ossos, ela engole a presa inteira sem mastigar. Ela usa essa técnica porque as jibóias não tem veneno. 
Para fazer a digestão, ela pode ficar parada por meses. A boca dela é elástica e por isso ela consegue engolir bichos maiores do que ela.
 As jibóias são carnívoras da ordem das serpentes. Existem outras espécies de jibóia mas a Boa constrictor é a mais comum.
  
Por Antonio, do 2ºAno A

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Adaptação #18: Dragão de Komodo

Animal: Dragão de Komodo (Varanus komodoensis)
Onde é encontrado? É encontrado na Indonésia e nas florestas de Ilha de Komodo.

Adaptação: Ele tem dentes afiados que ele usa para morder os animais e sua saliva possui bactérias que podem matar a presa.
 
O dragão de Komodo pode medir até 4 metros de comprimento e pesar 150kg, por isso ele é o maior lagarto do mundo. Ele usa os dentes para engolir a presa sem mastigar. Quando ele morde, ele deixa a saliva na ferida. A saliva dele tem mais de 70 tipos de bactérias diferentes e mais de 50 delas são mortais. A presa morre porque a bactéria do dragão de Komodo infecciona a ferida. A saliva do dragão não mata o próprio  animal porque o sangue dele tem uma substância anti-bacteriana. Os cientistas estão estudando essa substância para usar na cura de mordidas e infecções.
  
Por Felipe, do 2ºAno B
Fonte:"Enciclopédia do Estudante" Editora Moderna

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Adaptação #17: Comedora de Ovos

Animal: Cobra papa-ovos (Dasypeltis scaber).
Onde é encontrado? Pricipalmente na savana, na África.
Adaptação: A cobra papa-ovos se alimenta de ovos de aves. Para isso, ela é adaptada a subir em árvores para pegar seu alimento nos ninhos dos pássaros. Ela também se adaptou a comer os ovos inteiros e vomitar somente a casca.
A cobra papa-ovos pode chegar até 1 metro de comprimento. Ela vive na savana africana.  Ela pode comer um ovo maior do que a sua cabeça. O maxilar das cobras é elástico e se desloca para engolir ovos grandes. O ovo é esmagado por músculos dentro do corpo da cobra.

Por Pedro, do 2ºAno A
Fonte: "Enciclopédia Animal" Editora Ciranda Cultural

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Adaptação #16: Um mestre do disfarce

Animal: Polvo (Octopus vulgaris)
Onde é encontrado? No fundo das águas do oceano.
Adaptação: O Polvo é um dos animais mais talentosos para se disfarçar. Ele pode mudar de forma, para ficar parecido com animais perigosos e poucos apetitosos. Ele também pode mudar de cor e de textura para se defender dos predadores.
 
Ele tem 8 braços e 2 tentáculos. Os tentáculo são fortes e flexíveis o suficiente para lutar até com tubarões. O polvo pode ter de 3 a 40 kg e até 3 metros de comprimento. A pele dele é lisa e ele não tem esqueleto, assim ele pode se esconder dos predadores entre as pedras. O polvo também consegue se esconder debaixo da terra.O polvo se alimenta de camarões e peixes. Para caçar ele usa os tentáculos que grudam na presa e usa o um bico, parecido com o de um papagaio para comer seu alimentos.
 
 
Por João, do 2ºAno B
Fonte: "Pode Perguntar!" Revista Recreio
Grande Enciclopédia Larousse Cultural

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Adaptação #15: Gavial, o caçador

Animal: Gavial (Gavialis gangeticus)
Onde é encontrado? Ele é encontrado nos rios da Índia e Nepal
Adaptação: O gavial é uma espécie de crocodilo muito adaptada a caça. Os músculos que não usados na respiração são usados para nadar rápido debaixo da água e para caçar peixes, aves e pequenos bichos. Ele é discreto para caçar até a hora do bote. Ele se disfarça de pedra, e usa o focinho estreito para chegar perto da presa, sem ser percebido. Ele é muito rápido na água porque o rabo e as patas traseiras são adaptadas para nadar.
   
Por Gabriel e Rodrigo, do 2ºAno B

Adaptação #14: Blobfish de gelatina

Animal: Blobfish (Psychrolutes marcidus)
Onde é encontrado? Ele é encontrado a 800 metros de profundidade no fundo do mar, na Austrália e na Nova Zelândia.
Adaptação: Como o corpo dele é feito de uma massa de gelatina, ele consegue viver no fundo do oceano sem ser esmagado pela pressão.
O Blobfish vive na água salgada do mar e pode ter até 30.5cm de comprimento. O corpo aguenta grandes pressões porque é feito de uma massa de gelatina. Ele é menos denso que a água então ele consegue flutuar sem gastar energia. Ele flutua pelo oceano e quando os alimentos passam por ele, ele come, ou seja, ele não precisa caçar, para não gastar energia. Quando o Blobfish vai se reproduzir, ele senta nos ovos para chocar.
   
Por Matheus, do 2ºAno B

 

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Adaptação #13: Pinguins nadadores

Animal: Pinguin (Spheniscus magellanicus).
Onde é encontrado? Hemisfério Sul.
Adaptação: Eles são adaptados para mergulhar e resistir a baixas temperaturas.
  
Os pinguins são aves marinhas, parentes dos albatrozes. São aves robustas e não voam. Os ossos dos pinguins são muito pesados, por isso eles afundam com muita facilidade. Isso é bom porque eles não precisam se esforçar muito pra mergulhar. Para nadar eles batem as asas, como nadadeiras. As asas são firmes, conseguindo fazer 200 movimentos por minuto e alcançar uma velocidade de 40km/h.. 
Os pinguins conseguem mergulhar a até 450 metros de profundidade e ficar 10 minutos debaixo da água, sem respirar.

Por Lara, do 2ºAno B
Fonte: "Guia Oceanário de Lisboa"
Oceanário de Lisboa
 


Adaptação # 12: A Cobra-Coral no Deserto

Animal:  Cobra-Coral (Micrurus, Erythrolamprus)
Onde é encontrado? América do Sul, América Central e sul dos Estados Unidos da América.
Adaptação: A cobra-coral se esconde sob rochas ou em buracos para se proteger do sol do meio dia.
Alguns desertos são muito quentes durante o dia todo, então muitos animais precisam se adaptar a isto. Muitos passam o dia na sombra ou em um lugar subterrâneo.
Os répteis, como a cobra-coral, são bem adaptados ao deserto porque são animais de sangue frio, ou seja, não produzem seu próprio calor, e por isso precisam da luz do sol para se aquecer.
No deserto podemos encontrar vários cactos, pois eles se adaptam as condições secas armazenando a água. Alguns cactos produzem pequenas flores que atraem insetos e aves, úteis para a polinização.

Por Lorena e Fernanda, do 2ºAno A
Fonte: "É hora de aprender: Animais Selvagens"
Editora Ciranda Cultural, 2008
 


Adaptação #11: Morcegos na cidade

Animal: Morcego (Micronycteris megalotis)
Onde é encontrado? Os morcegos procuram lugares escuros e protegidos do vento e da chuva para morar, como forros e cavernas, tanto na cidade como na natureza. São encontrados em todo o mundo.
Adaptação: Apesar dos morcegos não serem animais típicos da cidade, eles se adaptaram muito bem a elas porque eles acham as coisas que eles precisam como as frutas e os insetos.

Morcegos são mamíferos e são os únicos mamíferos que voam. Na natureza eles vivem nas cavernas mas se adaptaram para viver na cidade, em forros de telhado, bueiros e copas de árvore. Eles saem para caçar no fim da tarde por que eles não gostam da luz. Uma dica para espantar os morcegos é iluminar o local em que ele está para ele ir embora. Os principais inimigos dos morcegos na cidade são os gatos e os humanos, que procuram espantar os morcegos por que eles podem transmitir doenças, como a raiva.

Por Isabella e Luan, do 2ºAno A

Adaptação #10: Tigre Pré-Histórico

Animal: Tigre-de-dentes-de-sabre (Smilodon fatalis)
Onde é encontrado? Na pré-história, era encontrado na Ásia, África e na América do Sul
Adaptação: Ele tinha dois caninos enormes em forma de espadas que chegavam a quase 20 centímetros. Ele usava os dentes para caçar animais grandes como o Mastodonte. Ele se alimentava principalmente de carne.
Ele viveu na pré-história, a 35 milhões de anos atrás, junto com os dinossauros e hoje em dia não existe mais por que ele está extinto.
Apesar de seu nome ele não era um tigre e muitos especialistas duvidam que tivesse sido um felino. O tigre-de-dentes-de-sabre podia ter até 3 metros de comprimento e pesar 300kg.
 
Por Ana Alice, do 2ºAno A
Fontes: "Curiosidades sobre Animais" Editora Girassol

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Adaptação #9: Um lagarto que muda de cor

Animal: Camaleão (Chamaeleo caroliquarti)
Onde é encontrado? Florestas Tropicais
Adaptação: O camaleão consegue mudar de cor para se esconder dos predadores.
O camaleão tem um grande truque: ele muda de cor para ficar parecido com o ambiente. Ele vive nas árvores então o verde é a cor perfeita para se camuflar. Quando ele se mexe, as células crescem e ele muda de cor com mais facilidade, no habitat dele. Ele usa esse truque  para se proteger e para comer insetos, o prato predileto do camaleão. A língua é pegajosa e é muito rápida, para capturar os insetos sem eles perceberem. A arma fatal do camaleão são os olhos que giram em diferentes direções. Ele pode saber onde estão os insetos como moscas, grilos, joaninhas e muitos mais, e também ele pode ver onde estão os predadores para mudar de cor para se camuflar.
 
Por João, do 2ºAno B
Fontes: "Como, onde e por quê?" Editora Girassol
"Meu 1º Larousse dos animais" Larousse Editora
"Enciclopédia da Natureza" Ciranda Cultural

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Adaptação #8: Várias adaptações das joaninhas

Animal: Joaninha
Onde é encontrado?  Ela é encontrada em matas, florestas, bosques e jardins.
Adaptação: Quando um pássaro ataca a joaninha, ela deita de costas e fica imóvel, fingindo-se de morta, para espantar o inimigo. Ela também solta um líquido fedido pelas patas.
O tipo mais conhecido de joaninha é a vermelha com 7 bolinhas pretas, que muitos conhecem mas poucos viram. Elas têm duas antenas que elas usam para pesquisar o solo à procura de alimento.
Elas colocam os ovos numa folha cheia de pulgões. O pulgão é o alimento principal dela. Quando as larvas nascem, elas encontram os pulgões para elas comerem. A joaninha pode comer até 50 pulgões por dia.


 
Por Isabella e Luan, do 2ºAno A
Fonte: Livro: A Joaninha
Coleção "Minhas Primeiras Descobertas"

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Adaptação #7: Comedora de Animais

Animal: Sucuri
Onde é encontrado? Florestas da América do Sul. Ela vive em lagos, rios, cavernas e florestas tropicais.
Adaptação: Como ela não tem veneno, ela sufoca a presa para matar.
A Sucuri pode viver 30 anos, é a segunda maior cobra do mundo e chega a ter 8 metros. Ela mata sufocando e depois engole sua presa.
Ela usa o dentes para segurar a presa.
A pele dela é grossa para ela se proteger de outros animais e para proteger os órgãos que são muito sensíveis. O intestino dela é grande e por isso ela pode comer grandes animais.

Por Pedro e Maria, do 2ºAno A
Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Adaptação #6: O Cavalo Selvagem

Animal: Cavalo Selvagem
Onde é encontrado? Os primeiros cavalos surgiram na Ásia e na Europa e hoje em dia vivem em quase todos os países.
Adaptação: O cavalo tem várias adaptações para se proteger dos predadores.
Os cavalos existem desde a época dos dinossauros. Eles têm vários jeitos de se defender e por isso que conseguiram sobreviver até hoje. Os olhos do cavalo ficam em cima da cabeça e bem separados, assim ele consegue enxergar tudo que está à volta dele e o nariz dele sente cheiros lá de longe, podendo fugir antes do predador chegar. Outra adaptação do cavalo é a de dormir em pé para facilitar fugir mais rápido. Quando estão em bando, fazem um rodízio para um dormir enquanto o outro fica acordado e eles não dormem a noite inteira, dormem de quinze em quinze minutos. Por último, o cavalo corre rápido assim ele consegue se esconder antes do predador chegar.

 
Por Helena, do 2ºAno A
Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Adaptação #5: Gigante da China

Animal: Panda-Gigante
Onde é encontrado? Nas montanhas da China, em territórios inabitados, junto ao território tibetano.
Adaptação: Para economizar energia, o corpo do panda-gigante é adaptado a funcionar de forma lenta.

  O panda-gigante se alimenta de bambu. Já que o bambu é um alimento nutricionalmente muito pobre, os pandas passam a maior parte do tempo comendo. Por conta desta alimentação não podem gastar muitas energias e ao contrário dos outros ursos não é muito agressivo. Para aproveitar melhor o alimento, o panda é adaptado a fazer uma digestão lenta e dessa forma sobreviver com pouca energia.

Por Leonardo, do 2ºAno A

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Adaptação #4: Cobra Grande

Animal: Cascavel.
Onde é encontrado? Vivem em todos os tipos de habitat, inclusive nas floretas.
Adaptação: A Cascavel possui um órgão que permite que ela sinta o cheiro do animal através da língua bifurcada.

Os répteis, como a cascavel, têm a pele escamosa e os filhotes nascem em ovos. A cascavel tem um órgão chamado Órgão de Jacobson que captura o cheiro do animal através da língua e envia um sinal para o cérebro com a direção de onde a presa está. Essa adaptação é importante porque a cobra é praticamente cega e a língua ajuda a localizar o alimento.

Por Pedro, do 2ºAno A

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Adaptação #3: Pequeno Espinhudo

Animal: Lagarto Tatu (Cordylus cataphractus)
Onde é encontrado? Sul da África
Adaptação: Quando ameaçado, morde seu próprio rabo formando uma bola com escamas e espinhos.

O Lagarto Tatu é uma espécie de lagarto que vive na fauna africana e pode ter até 25 centímetros. Ele tem esse nome porque para se proteger ele imita o tatu, mordendo o próprio rabo para esconder a barriga que é a parte mole do seu corpo. Os lagartos vivem em pequenos grupos e durante o inverno dormem.

Por Fernando, do 2ºAno A

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Adaptação #2: O Escalador Pintado

Animal: Leopardo (Panthera pardus).
Onde é encontrado? Florestas tropicais e úmidas da África e Ásia.
Adaptação: Ele tem uma cauda comprida que dá equilíbrio para ele subir nas árvores.

  O Leopardo consegue subir em árvores para manter posse das presas e não deixar outros animais pegarem. De dia, os leopardos lavam sua pelagem e também dormem, e é de noite que eles caçam.
Eles sobem nas árvores com ajuda de sua cauda longa, diferente das onças que têm a cauda curta. A cauda dá mais equilíbrio ao leopardo e facilita para ele subir nas árvores.

Por Leonardo, do 2ºAno A
 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Adaptação #1: Gafanhotos que sabem nadar

Animal: Gafanhoto
Onde é encontrado? Vivem em plantas (aguapés), na beira de rios, lagos e brejos.
Adaptação: Possuem um terceiro par de patas para locomoção em meio aquático e sistema respiratório adaptado para segurar o fôlego debaixo d'água.

Alguns gafanhotos são adaptados para realizar grandes mergulhos (de até uma hora!) e se locomover com facilidade em meio aquático. Esse gafanhotos vivem em plantas próximas de lagos e rios, e desenvolveram esta adaptação para se esconder nas raízes submersas destas plantas, evitando predadores.